Está aprovada na Assembleia Legislativa a criação da Subcomissão para acompanhar a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP11) e tratar das ações de Defesa do
Setor do Tabaco. A aprovação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 06, na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
A proposição é do deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP) que será o relator do grupo integrado ainda pelos deputados Pedro Pereira (PSDB), Cláudio Branchieri (Podemos) e Zé Nunes (PT). A subcomissão terá vigência de 120 dias. O objetivo é defender os interesses do setor produtivo do tabaco, uma das cadeias econômicas mais importantes do Rio Grande do Sul, sendo o segundo produto mais exportado pelo estado. O evento antitabagista ocorre em novembro, em Genebra, na Suíça.
Segundo o deputado Marcus Vinícius, a intenção é ter uma posição oficial do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Parlamento. “Em condição de estado produtor e maior produtor do Brasil e maior exportador, que possamos ter uma posição oficial desta casa. Realizar um acompanhamento prévio da posição que a comitiva brasileira adote em Genebra”.
O parlamentar pretende elaborar um roteiro de visitas pelas principais regiões produtoras do Estado, como o Vale do Rio Pardo e Centro-Sul, com o objetivo de ouvir agricultores, entidades e lideranças locais. A meta é formular um posicionamento oficial do Rio Grande do Sul a partir destas escutas regionais.





