Teve início nesta terça-feira, 13 de agosto, na Assembleia Legislativa, a Subcomissão para acompanhar a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP11) e tratar das ações de Defesa do Setor do Tabaco. O grupo, criado a partir de proposição do deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP), terá vigência de 120 dias e já começa seus trabalhos com o cronograma de atividades oficialmente aprovado.
Relator da subcomissão, Marcus Vinícius destacou que o objetivo é defender os interesses de uma das cadeias econômicas mais importantes do Rio Grande do Sul, o tabaco é o segundo produto mais exportado pelo estado.
“Em condição de maior produtor do Brasil e maior exportador, precisamos ter uma posição oficial do Parlamento gaúcho. Nosso trabalho será realizar um acompanhamento prévio da postura que a comitiva brasileira levará para Genebra”, afirmou o parlamentar.
Na reunião de instalação, estiveram presentes os deputados Pedro Pereira (PSDB) e Cláudio Branchieri (Podemos).
O roteiro aprovado prevê visitas às principais regiões produtoras, como o Vale do Rio Pardo e a região Centro-Sul, para ouvir agricultores, entidades e lideranças locais. As informações levantadas nessas escutas vão subsidiar a formulação de um posicionamento oficial do Rio Grande do Sul sobre os temas que serão debatidos na COP11, que acontece em novembro, na Suíça.
CRÉDITO: AI Dep. Marcus Vinicius de Almeida/PP




