Home / Dia a Dia / Frente fria provoca instabilidade e queda de temperatura no Rio Grande do Sul

Frente fria provoca instabilidade e queda de temperatura no Rio Grande do Sul

O sol aparece em grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (2), mas o tempo não permanece firme ao longo do dia. O avanço de uma frente fria pouco organizada, impulsionada por ar frio vindo do centro da Argentina, provoca áreas de instabilidade isoladas sobre o Estado.

Já pela manhã, há registro de chuva em alguns pontos, porém a instabilidade aumenta entre a tarde e a noite. As maiores chances de precipitação ocorrem na Metade Norte, especialmente entre a Grande Porto Alegre, os Vales, a Serra e o Litoral Norte. Em pontos isolados, a chuva pode ser forte, acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Apesar da nebulosidade e da chuva, o calor ainda predomina nesta sexta-feira, com sensação de abafamento em diversas regiões. As temperaturas variam entre 19°C e 33°C, com acumulados de chuva que podem chegar a 10 mm.

A mudança mais significativa no tempo ocorre a partir do fim de semana, com a chegada da primeira massa de ar frio de 2026. Embora não traga frio intenso durante o dia, a incursão de ar frio será suficiente para derrubar as temperaturas e proporcionar maior conforto térmico.

No sábado (3), o tempo ainda começa com muitas nuvens e possibilidade de chuva, mas as instabilidades se afastam ao longo do dia. O ingresso do ar mais seco e frio favorece a melhora gradual do tempo. As temperaturas variam entre 18°C e 28°C.

Já no domingo (4), o tempo firme predomina em todo o Estado. O amanhecer será mais frio, com mínima de 14°C, e a tarde terá temperaturas amenas, chegando aos 25°C. As madrugadas de domingo e segunda-feira devem ser as mais frias, especialmente em áreas de maior altitude.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading