O comércio de Venâncio Aires passa a operar em horário especial a partir desta quarta-feira, período considerado o mais importante do ano para o setor varejista. A ampliação do atendimento segue até o dia 31 de dezembro, véspera de Ano-Novo, com expectativa de aumento significativo nas vendas, impulsionado também pelo pagamento do décimo terceiro salário.
De acordo com a sugestão de funcionamento apresentada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), nos dias 17, 18 e 19, além de 22 e 23 de dezembro, as lojas poderão atender até as 21h. No sábado, dia 20, o comércio permanece aberto até as 17h. Já no domingo, último antes do Natal, a recomendação é de funcionamento das 17h às 21h. Nas vésperas de Natal e Ano-Novo, dias 24 e 31, a orientação é para que as lojas atendam até as 17h.
Assim como em anos anteriores, não houve acordo coletivo entre o sindicato patronal e o sindicato dos comerciários para definir os horários especiais. Conforme a gerente administrativa da Caciva, Lisete Stertz, as empresas associadas receberam orientações jurídicas com as determinações previstas na legislação trabalhista.
Lisete destaca que o período que antecede o Natal costuma intensificar a circulação de consumidores, especialmente na área central da cidade. “Temos previsão de tempo bom para os próximos dias e, com o centro decorado, a expectativa é de maior fluxo de pessoas no comércio de Venâncio Aires. Soma-se a isso o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário”, afirma.
O cenário otimista também é reforçado pela Pesquisa de Final de Ano 2025, divulgada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). O levantamento aponta que o valor médio do presente unitário deve ser de R$ 166,93, enquanto o gasto total médio por pessoa chega a R$ 742,43.
Os consumidores devem comprar, em média, quatro presentes, com destaque para itens de vestuário.
FOTO: Bruno Petry/Nascimento MKT




