Home / Dia a Dia / Turnê Negrejar 2025 atinge 3.760 pessoas em 11 municípios do RS

Turnê Negrejar 2025 atinge 3.760 pessoas em 11 municípios do RS

A produtora cultural Negrejae, dirigida pelos artistas venâncio-airenses Sérgio Rosa e Jaque Santos, encerrou em novembro a terceira edição da Turnê Negrejar com números expressivos e impacto cultural ampliado. Ao todo, 3.760 pessoas participaram das atividades, que circularam por 11 municípios do Rio Grande do Sul: Três Arroios, Santa Cruz do Sul, Encantado, Cristal, Feliz, Picada Café, Pejuçara, Osório, Silveira Martins, Capitão e Mostardas.

A turnê leva espetáculos, filmes e palestras com temáticas afro-brasileiras para diferentes regiões do estado, fortalecendo a representatividade e ampliando o acesso à arte negra. Para Sérgio Rosa, o projeto é mais do que circulação cultural, é ferramenta de afirmação.

“Realizar a turnê é possibilitar que municípios de diferentes regiões possam ter a arte e a narrativa negra a partir do nosso lugar de fala. Com nossa verdade e perspectivas”, destaca.

Nesta edição, foram realizadas 28 atividades, incluindo as peças Okàn Ijó, Rainha Abayomi, Iya Dudu, a formação para profissionais da educação Novembro o Ano Inteiro, além da maratona de exibição do filme Okàn Ijó. As ações dialogam diretamente com escolas, instituições culturais e espaços públicos, reforçando a presença da temática afro-brasileira durante o Mês da Consciência Negra.

A turnê é viabilizada por meio de contratos com prefeituras e instituições de ensino, o que possibilita levar a programação a cidades de diferentes portes.

TRANSFORMAÇÃO
Segundo Sérgio, a arte negra desempenha papel central na transformação social. “A arte e as narrativas negras são instrumentos necessários de transformação racial, social e econômica. A cultura é transformadora; por isso acreditamos e produzimos nossa arte”, reforça.

Embora a turnê aconteça tradicionalmente em novembro, o trabalho da dupla não para: a temporada de apresentações segue até dezembro, encerrando o ano com novas agendas culturais.

EDUCAÇÃO
As produções da Negrejae são desenvolvidas com forte base de pesquisa e alinhamento às diretrizes educacionais. “Nossos trabalhos são produzidos mediante muita pesquisa e determinação. Não podemos nos dar o direito de produzir algo que não dialoga com a comunidade escolar e que não esteja conectado com a BNCC e as leis 10.639 e 11.645”, finaliza Sérgio.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading