Home / fenachim / Designer Adriana Menezes é a responsável pela criação das coroas das soberanas da 18ª Fenachim

Designer Adriana Menezes é a responsável pela criação das coroas das soberanas da 18ª Fenachim

As coroas que serão usadas pelas novas soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) podem ser consideradas verdadeiras obras de arte. O desenho é assinado pelo diretor-geral da festividade e secretário de Cultura e Esportes de Venâncio Aires, Sandro Kroth, enquanto a confecção ficou a cargo da designer Adriana Menezes, de Pelotas, reconhecida nacionalmente pela criação de coroas exclusivas para eventos em todo o Brasil.

Produzidas com o cuidado artesanal que marca o trabalho de Adriana, as coroas incorporam elementos que representam a identidade e os 40 anos da Fenachim: uma cuia, símbolo da festa, além de arabescos, folhas e ramos de erva-mate que adornam a peça. Mais de mil pedras de zircônia compõem o conjunto, simbolizando clareza, pureza, elegância e prosperidade.

Neste ano, cada uma das coroas contará ainda com um adereço especial em referência à Fenachim 40 anos. Para a designer, confeccionar as peças é mais do que um trabalho, é uma missão. “É sempre muito satisfatório, porque as coroas fazem o fechamento de todo um processo minucioso da escolha de soberanas”, afirma.

Adriana Menezes também foi responsável pela criação das coroas das 16ª e 17ª edições da festa, reforçando sua ligação com o evento que celebra o sabor, a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul. “As coroas da edição de 40 anos trazem um acréscimo na emoção. Ser responsável por um símbolo de grande visibilidade é sempre um desafio, que encaro como uma missão que precisa se superar a cada edição”, destaca.

A escolha das novas soberanas da Fenachim ocorre neste sábado, 8 de novembro, e a 18ª edição da festa será realizada de 30 de abril a 10 de maio de 2026, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading