Home / Agricultura / Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul ocorre nesta sexta-feira

Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul ocorre nesta sexta-feira

A 7ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul será realizada nesta sexta-feira, 7, às 14h, no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. A mudança de local foi definida pelos organizadores, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em parceria com o governo do Estado, após a previsão de fortes chuvas e ventos para a região, conforme alertado na última quarta-feira.

O ato, promovido pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, ganha caráter ainda mais político neste ano, por ocorrer às vésperas da 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-11), que acontecerá entre 17 e 22 de novembro, em Genebra, na Suíça.

Autoridades do governo estadual e da Assembleia Legislativa devem participar da solenidade, reforçando o reconhecimento da relevância econômica e social do setor fumageiro para o Rio Grande do Sul. Durante o evento, será assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Tabaco é Agro: Diversificação das Propriedades, voltado ao incentivo de alternativas produtivas nas pequenas propriedades.

A abertura estava inicialmente prevista para ocorrer na propriedade da família Barros, em Santa Cruz do Sul. O casal Anderson Rafael da Silva Barros, 35 anos, e Débora Roberta Wink Barros, 29, administra os 28 hectares com o apoio dos pais de Anderson, Jair Rodrigo e Ceni da Silva Barros.

Na safra 2024/2025, a produção sul-brasileira de tabaco alcançou 719.891 toneladas, sendo 648.189 toneladas da variedade Virgínia, 59.629 de Burley e 12.073 de Galpão Comum. No Rio Grande do Sul, 69.238 famílias cultivaram o produto em 131.789 hectares, resultando em 303.393 toneladas — com produtividade média de 2.313 quilos por hectare no tipo Virgínia, o mais plantado no Estado.

Criada em 2017, a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco já passou por municípios como Venâncio Aires, Canguçu, Arroio do Tigre, Vale do Sol e São Lourenço do Sul, consolidando-se como um dos principais eventos de valorização do setor.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading