O Parque da Oktoberfest vive dias de intensa preparação para a edição que marca os 40 anos da Oktoberfest e Feirasul, que ocorrem de 09 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro de 2025, em Santa Cruz do Sul. A celebração promete unir tradição, memória e inovação, com novos espaços de bailes e apresentações, mais sanitários e áreas de convivência e uma programação que valoriza o legado da maior festa alemã do Brasil.
O presidente da 40ª edição, Mathias Bertram, reforça o convite para que o público prestigie o evento. “A Oktoberfest impacta a vida das pessoas, que querem vir à festa. A gente trabalha cada vez mais para oferecer um parque lindo, florido e agradável. Teremos novidades importantes nesta edição”, destacou Bertram.
A Feirasul, tradicional mostra multissetorial, também é um dos grandes destaques, reunindo mais de 120 expositores, além do pavilhão da agroindústria familiar, que reforça o vínculo entre o setor produtivo e a comunidade.
DESFILES
Uma das grandes atrações são os desfiles temáticos de domingo, que em 2025 ganham nova proposta artística e cenográfica. Nos dias 12, 19 e 26 de outubro, sempre às 10h, o público poderá acompanhar um espetáculo que revisita quatro décadas da Festa da Alegria, com novas alegorias, releituras e homenagens que conectam lembranças, personagens e espaços simbólicos do município.
Sob direção artística de Sérgio Ávila, o desfile homenageia a história de Santa Cruz do Sul com cenas que retratam o cotidiano da cidade e da festa. A abertura será conduzida pela família Fritz, em um carro que aproxima os personagens do público e evoca memórias afetivas construídas ao longo das gerações.
Um dos momentos mais esperados será o carro das Soberanas, composto por duas plataformas acopladas para receber, em revezamento, representantes de todas as cortes já eleitas.
“A gente quis fazer essa homenagem às mulheres de Santa Cruz. É um carro realmente especial, porque tudo começa na escolha das Soberanas”, explica Ávila.
Entre as alegorias, o público verá representações do interior e da cidade, como casas germânicas, utensílios em escala, o trem, o rádio e o Pavilhão Central “visto pelo avesso”, em uma cenografia que valoriza o salão como o coração dançante da festa. O desfile se encerra com uma celebração de aniversário, em clima de brinde e aplausos aos 40 anos da Oktoberfest.
A sonorização será centralizada em uma banda-base ao longo do percurso, que parte da Rua Marechal Floriano com a Ramiro Barcelos e termina dentro do Parque, passando pela Vila Típica. Em caso de mau tempo nos dois primeiros desfiles, está previsto um desfile reserva no dia 24 de outubro, às 19h45min.
SUSTENTABILIDADE
Mais do que estético, o projeto cenográfico da 40ª Oktoberfest reafirma o compromisso com a sustentabilidade. Grande parte das estruturas utilizadas é reaproveitada de edições anteriores, armações metálicas, bases de madeira, tecidos, gramas artificiais, figurinos e até isopor doado ganham nova função nas alegorias. O objetivo é reduzir descartes e prolongar o ciclo de uso dos materiais, unindo criatividade e responsabilidade ambiental.
CORTEJOS
Além dos desfiles temáticos, a 40ª Oktoberfest oficializa os cortejos festivos de sábado, chamados de Heilige Oktober, promovidos pela cervejaria oficial Heilige e pela Assemp. Os desfiles ocorrem nos dias 11, 18 e 25 de outubro, às 16h, em formato leve e participativo, reunindo empresas, grupos e comunidades.
A concentração inicia às 14h, na Fábrica da Cervejaria Heilige (Rua Venâncio Aires, 1449), com saída às 15h pelas ruas próximas à Ramiro Barcelos. O encerramento ocorre na Rua Galvão Costa, com acesso ao estacionamento e dispersão dos veículos pela Rua Tenente Coronel Brito.
Com novas experiências, homenagens e um olhar voltado à sustentabilidade, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul chega aos 40 anos reafirmando o título de “Festa da Alegria”, um encontro de gerações, tradições e histórias que continuam a emocionar o público.




