Pensar o próprio negócio de forma integrada ao desenvolvimento local e ao cuidado ambiental sempre esteve no centro da atuação do Olá Jornal. Ao longo de 10 anos de circulação, o veículo consolidou sua estrutura empresarial com base em práticas que hoje se inserem no conceito de economia circular, fortalecendo parcerias, reduzindo impactos e ampliando a responsabilidade socioambiental.
Desde a primeira edição impressa, em outubro de 2015, o Olá optou por imprimir seus exemplares na Editora Treze de Maio, a primeira gráfica do município, reforçando a importância de fomentar negócios locais. Além disso, o jornal adota medidas para otimizar a utilização de papel e tintas, buscando aproveitar ao máximo o espaço de impressão com informações objetivas e diretas. O resultado é um processo que combina eficiência na comunicação e responsabilidade ambiental.
A circularidade se estende também aos materiais utilizados: o papel jornal é 100% reciclável, as tintas possuem base d’água e os resíduos químicos da impressão recebem destinação adequada por empresas especializadas em reciclagem. Em paralelo, o Olá realiza iniciativas de conscientização, como as edições totalmente digitais no Dia do Meio Ambiente e no Dia da Água, prática adotada desde 2016, antes mesmo de a pauta ambiental ganhar protagonismo.
CONCEITO
A economia circular propõe dissociar o crescimento econômico da exploração contínua de recursos naturais, fazendo com que materiais e serviços circulem pelo maior tempo possível, de forma regenerativa e colaborativa. Envolve não apenas a gestão de resíduos, mas também o incentivo a modelos de negócios inovadores, a criação de parcerias locais e a promoção de novas oportunidades de renda e inclusão social.
Para o professor Dr. Edson Grandisoli, coordenador pedagógico do Movimento Circular, a transição para esse modelo é urgente. “Precisamos agir de modo a não somente reduzir nossos danos ao ambiente, mas a regenerá-lo e, em conjunto, garantir o desenvolvimento humano e a garantia das liberdades individuais”, destaca.
ESSÊNCIA DO OLÁ
Muito antes de o conceito se tornar tendência, o Olá Jornal já aplicava em sua rotina práticas circulares como apoio ao comércio local, gestão responsável de resíduos e iniciativas educativas em datas ambientais.
“Mais do que uma escolha de mercado, é parte da essência do Olá: pensar de forma circular, desde as parcerias até a forma como produzimos e entregamos informação”, reforça Guilherme Siebeneichler, sócio-proprietário do Olá Jornal.




