No domingo, 21, a Associação Mista João Guttenberg de Linha Saraiva promoveu seu Projeto Social e Cultural, realizado na Sede João Guttenberg. O encontro reuniu a comunidade local em um momento de integração, resgate da memória e valorização da história da região.
A programação iniciou pela manhã, destacando a trajetória de Picada Linha Saraiva, fundada em março de 1880. Ao longo de 145 anos, a comunidade cresceu, se desenvolveu e manteve viva a essência de seus antepassados.
“Já são 145 anos de história. Fico feliz em compartilhar com a comunidade e homenagear as pessoas que fizeram parte disso. É algo que nós, da comunidade, fazemos com alegria e orgulho”, ressaltou Elo Felten, presidente da Associação Mista João Guttenberg.
Durante o evento, foram homenageados líderes comunitários, ex-prefeitos, vereadores, além de professores e alunos da antiga Escola João Guttenberg, reconhecendo a contribuição de cada um para o desenvolvimento da localidade.
A vereadora Claidir Kerkhoff destacou a importância das emendas impositivas para o fortalecimento de comunidades e associações, além de reforçar a necessidade de estimular a participação de novas lideranças.
“As emendas são recursos de impostos arrecadados que podemos repassar às comunidades. Mas não adianta só receber o recurso: é preciso dar o exemplo. Linha Saraiva mostra isso, com tantos voluntários ajudando neste evento. Que isso sirva de motivação para que os jovens também se envolvam em suas comunidades”, afirmou.
A programação cultural incluiu apresentações do grupo de danças folclóricas alemãs Grüner Jäger Volkstanzgruppe, do grupo de Danças Afro de Venâncio Aires e das Danças Gaúchescas da Escola Rio Branco, encerrando com uma reunião dançante que animou os público.
O Projeto Social e Cultural da Associação Mista João Guttenberg de Linha Saraiva conta com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Termo de Fomento nº 2072/2025.
CRÉDITO: Assessoria de Comunicação Associação Mista João Guttenberg de Linha Saraiva
FOTO: Marina Baierle




