O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, estará em Venâncio Aires no dia 1º de outubro para conhecer de perto os projetos voltados ao setor no município. A programação inclui uma reunião-almoço na Casa Paulina, em Linha Olavo Bilac, com lideranças políticas, empresariais e culturais. A agenda foi articulada pelo vereador Alberto Sausen, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, que destaca a importância do momento.
Durante a visita, o secretário Santini também apresentará o programa O Sul Tchê Espera, iniciativa da Setur que prevê R$ 214 milhões para investimentos no setor turístico, com subsídio de juros e linhas de financiamento para empreendimentos. A proposta é articular ações entre municípios, entidades e empreendedores, fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural.
Entre as iniciativas que o gestor irá conhecer está a proposta de monumento da cuia gigante, que será construída na localidade de Monte Belo, a 450 metros de altitude. O projeto integrará gastronomia, hospedagem, trilhas, lazer e mirante panorâmico. A estrutura terá três andares internos, onde o visitante percorrerá uma imersão na história da erva-mate até chegar ao topo, coroado por uma bomba de inox de sete metros de altura.
Já no bairro Aviação, a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (Aacemuc) lidera a construção de um complexo cultural em terreno de 10 mil metros quadrados. O projeto contempla salas de aula, biblioteca, ginásio poliesportivo e um moderno anfiteatro para 1.300 pessoas — o maior da região.




