A 48ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina, ocorre de 30 de agosto a 07 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento chega em um momento de grandes expectativas, tanto pelo número de visitantes quanto pelo volume de negócios. Em 2024, a feira reuniu 600 mil pessoas e movimentou aproximadamente R$ 8 bilhões, e a meta do governo estadual é superar esses resultados. A cadeia produtiva do tabaco também estará em destaque nesta edição, com dois dias de debates em diferentes setores do parque.
Segundo o secretário estadual da Agricultura, Edivilson Brum (MDB), a estrutura de mobilidade e logística foi um dos grandes gargalos enfrentados pelo público em anos anteriores e, agora, passa a ser um diferencial. Ele destaca que a volta do funcionamento pleno do trem metropolitano, que conecta Porto Alegre a Esteio em intervalos de 12 minutos, a reabertura do aeroporto da Capital após as enchentes e a conclusão dos viadutos de acesso pela BR-116 vão facilitar a chegada ao parque. “A expectativa de público é muito positiva. Além dessas melhorias, ampliamos a área de estacionamento em até 30% em relação ao ano passado, garantindo mais conforto e segurança”, ressalta.
OPORTUNIDADES
Apesar da projeção otimista, Brum lembrou que o setor agropecuário do Rio Grande do Sul enfrenta dificuldades. “O produtor gaúcho está descapitalizado, por conta das enchentes e estiagens que provocaram endividamento. Estamos trabalhando com o governo federal para renegociar essas dívidas”, afirmou. Um projeto de lei já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado prevê três anos de carência e 15 anos para pagamento.
Para minimizar os impactos econômicos locais, o governo ampliou a divulgação da Expointer fora do Estado. Pela primeira vez, a feira foi oficialmente lançada em São Paulo e em Brasília. A ação na capital paulista teve como objetivo atrair investidores e empresários do setor, enquanto na capital federal o foco foi político, reforçando as demandas do agro gaúcho diante dos ministérios.
“A Expointer é muito mais do que uma feira. É um palco para mostrar potencialidades, mas também para debater os problemas e fraquezas que afetam o campo”, afirma Brum.
TECNOLOGIA
Um dos destaques da edição de 2025 será a estreia do aplicativo “Guria”, baseado em inteligência artificial. A ferramenta vai oferecer um guia interativo para visitantes, ajudando na localização de setores, pavilhões, eventos e reuniões dentro do parque.
MELHORIAS
A infraestrutura do Parque Assis Brasil também passou por adaptações. A secretária do parque, Elizabeth Obino Cirne Lima, destaca os investimentos em estacionamentos, duramente afetados pelas enchentes de 2023 e 2024. “Tivemos que refazer todo o trabalho de recuperação. Contamos com apoio de prefeituras e secretarias para revitalizar e ampliar o espaço, garantindo condições mais seguras e confortáveis para o público”, explica.
O estacionamento, que por muito tempo foi apontado como um dos principais problemas pelos visitantes, agora conta com áreas expandidas e reforço no piso, evitando os transtornos causados por lama e alagamentos. “Queremos que o público desça do carro com tranquilidade, sem precisar enfrentar barro ou dificuldades de acesso, como ocorria no passado”, completou.




