Home / Dia a Dia / Região dos Vales recebe no dia 08 seminário do Pacto RS 25 da Assembleia Legislativa para debater o crescimento sustentável

Região dos Vales recebe no dia 08 seminário do Pacto RS 25 da Assembleia Legislativa para debater o crescimento sustentável

Lajeado será palco, no dia 08 de setembro, do 8º Seminário do Pacto RS 2025 da Assembleia Legislativa, que reunirá prefeituras, universidades, movimentos sociais, COREDES e lideranças políticas da Região Funcional 2 para debater o desenvolvimento sustentável e propor diretrizes para políticas públicas no Rio Grande do Sul. O encontro será realizado no auditório do prédio 7 da Univates e integra um calendário mais amplo de seminários regionais promovidos pelo Parlamento Gaúcho.

O Pacto RS 2025 é promovido pelo Fórum Democrático, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, sob a presidência do deputado Pepe Vargas (PT). O Pacto organiza suas ações em quatro eixos estratégicos. O primeiro é a transição ecológica, que inclui medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, incentivo à bioeconomia, à transição energética e à economia circular. O segundo eixo aborda a sustentabilidade na indústria, comércio e serviços, buscando modernização e adoção de práticas responsáveis para ampliar mercados com impacto social e ambiental positivo. A sustentabilidade na agricultura e na pecuária constitui o terceiro eixo, priorizando diversificação produtiva, preservação ambiental e técnicas resilientes a eventos climáticos. O quarto eixo visa à redução das desigualdades regionais e sociais, promovendo justiça social, ambiental e climática.

A sociedade civil também pode participar enviando propostas e apoiando iniciativas por meio da plataforma participativa do Pacto RS 25, utilizando login do gov.br. As sugestões mais apoiadas serão analisadas e votadas antes de compor o relatório final, que será apresentado no Seminário Estadual, em novembro. Entre julho e setembro, a população pode criar e apoiar propostas; em outubro, elas serão analisadas e submetidas à votação; e, em novembro, as iniciativas aprovadas serão sistematizadas e apresentadas.

EXPOINTER
Na Expointer deste ano o Parlamento Gaúcho também realiza etapa do evento com o tema “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade – O Futuro da Agricultura e da Pecuária no RS”. A programação ocorre no auditório da Seapi, no Parque de Exposições Assis Brasil, das 8h30min às 12h30min.

DEBATES
O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul projeta a realização de 13 encontros em Porto Alegre e no interior do estado. Os seminários ocorrerão em nove regiões funcionais dos Coredes, entre junho e setembro. A programação começou em Pelotas, no dia 02 de junho, passou por Bagé (09 de junho), Santa Rosa (16 de junho), Porto Alegre (07 de julho), Caxias do Sul (04 de agosto), Santa Maria (11 de agosto), Passo Fundo (18 de agosto), Lajeado (08 de setembro) e encerra em Osório, no dia 22 de setembro.

Esses encontros reforçam a importância da integração entre setores público e privado, universidades e sociedade civil na construção de soluções que conciliam desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade. A participação ativa da população é fundamental para garantir que as políticas públicas reflitam as necessidades e prioridades de cada região, promovendo um Rio Grande do Sul mais sustentável, resiliente e justo.

RESULTADOS
Após os seminários regionais, o Pacto RS realiza análise técnica das propostas. A votação das iniciativas que farão parte do documento final ocorre em outubro. Já o debate final ocorre em novembro.
As diretrizes construídas nos debates poderão ser incorporadas em projetos de lei estaduais, orientando novas políticas públicas e alinhando o desenvolvimento sustentável do estado para os próximos anos.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading