A história da fundação da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA) e da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) será eternizada em livro, com lançamento marcado para 3 de setembro de 2025, às 18h30, na sede da instituição, em Linha Santa Cruz. O evento integra as comemorações dos 17 anos da AGEFA e dos 16 anos da EFASC, reunindo famílias, monitores, estudantes, dirigentes e parceiros.
A obra “A Pedagogia da Alternância como estratégia de desenvolvimento regional: A EFA de Santa Cruz do Sul” é assinada pelo professor da EFASC, João Paulo Reis Costa. Baseado em sua dissertação de mestrado defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UNISC, o trabalho foi reconhecido nacionalmente em 2013 com o prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como a melhor dissertação do Brasil na área de tecnologias socioambientais voltadas ao combate à pobreza.
Editado pela EDUNISC, o livro tem 305 páginas, apresentação da professora Virgínia Elisabeta Etges, que orientou o trabalho, e prefácio do professor Sérgio Zamberlan, referência nacional em Pedagogia da Alternância e um dos idealizadores da EFASC no Rio Grande do Sul. A publicação também conta com contribuições de coordenadores e ex-presidentes da AGEFA e da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB).
Em quatro capítulos, a obra faz um resgate documental desde a criação da AGEFA, em 2008, passando pela implementação da EFASC, em 2009, até a formação da primeira turma, em 2011. O texto aborda conceitos de Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Regional, ressaltando a importância da Agricultura Familiar para o fortalecimento das comunidades rurais.
Fundada em 1º de março de 2009, a EFASC mantém atualmente mais de 140 estudantes no curso técnico em Agropecuária, com metodologia de alternância semanal entre a propriedade familiar e a escola. Ao longo de sua trajetória, já formou mais de 400 técnicos, vindos de 11 municípios e 85 comunidades rurais do Vale do Rio Pardo.
Para João Paulo Reis Costa, o lançamento é “um momento histórico para a Pedagogia da Alternância no Rio Grande do Sul e para a história da AGEFA/EFASC, registrando uma caminhada que já é referência nacional pela qualidade da formação e contribuição ao desenvolvimento regional”.
Com informações professor e escritor João Paulo Reis Costa




