Home / Agricultura / Recolhimento de embalagens de agrotóxicos em Venâncio Aires ocorre entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos em Venâncio Aires ocorre entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), inicia na próxima semana o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em 19 municípios do Vale do Rio Pardo e Taquari. Em Venâncio Aires, a coleta ocorrerá entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro, passando por diversas localidades do interior.

No município, o cronograma prevê pontos de coleta em salões comunitários, ginásios e sociedades, abrangendo comunidades como Picada Nova, Taquari Mirim, Linha Bem Feita, Linha Cerro dos Bois, Linha Hansel, Linha Grão Pará, Linha Olavo Bilac, Linha Duvidosa, Linha Marmeleiro, Linha Cipó, Linha Marechal Floriano, Linha Isabel, Linha Arroio Grande, entre outras. Os horários variam entre 8h e 15h, conforme programação estabelecida e já divulgada aos produtores.

Segundo a coordenadora do programa, Fernanda Viana Bender, a correta destinação das embalagens garante que os agricultores estejam em conformidade com a legislação ambiental, além de possibilitar a reciclagem do material. “Para isso, elas precisam estar tríplice lavadas, perfuradas e secas”, reforça.
O programa passará por quase 200 pontos de coleta, em localidades de Bom Retiro do Sul, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Cruzeiro do Sul, General Câmara, Mato Leitão, Novo Cabrais, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Taquari, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Após a coleta, os recipientes são encaminhados para centrais credenciadas, onde passam por triagem e seguem para recicladoras. Lá, o material é transformado em produtos plásticos, como itens para a construção civil e novas embalagens de uso industrial.

Prestes a completar 25 anos, o programa é considerado referência no setor, tendo iniciado antes mesmo da legislação de 2002 que regulamenta o destino das embalagens de agrotóxicos. Atualmente, percorre 1,8 mil pontos de coleta em 385 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, recolhendo embalagens utilizadas tanto na produção de tabaco quanto em outras culturas cultivadas nas propriedades. No Paraná, iniciativas semelhantes de centrais locais de recebimento são apoiadas pelas empresas.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading