Mais de dez agroindústrias da microrregião de Venâncio Aires foram confirmadas para participar da 48ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento, que ocorre entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, contará com o maior número de empreendimentos já registrados no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF): serão 456 expositores de 196 municípios gaúchos.
De Passo do Sobrado, estarão presentes a Casa das Bromélias, Embutidos Ferreira e Ferreiro Sabores. O município de Vale Verde será representado pela Defer Artesanato e o Sítio Dona Lúcia. Já Mato Leitão contará com as agroindústrias Cookies do Vale, Horta e Sabor e Rosas do Deserto. Venâncio Aires levará a Casa do Mel Schwendler, a Casa do Mel Serrano, a Cutelaria G’Bohn e a Vegetais Sabores da Querência.
A seleção dos empreendimentos seguiu critérios do Regimento Interno do PAF, sendo o principal deles a inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Emater/RS-Ascar.
Esta será a 27ª edição do PAF, que em 2024 registrou o maior volume de vendas da sua história, com cerca de R$ 11 milhões, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Entre os 456 empreendimentos confirmados para 2025, 355 são agroindústrias familiares, representando 78% do total. O espaço também terá 70 estandes de artesanato – incluindo oito indígenas e dois quilombolas – e 31 de flores, plantas e mudas.
PRODUTOS
O público encontrará uma ampla variedade de produtos, como queijos, embutidos, laticínios, pães, cucas, doces, geleias, mel, pescados, vinhos, cachaças, frutas desidratadas, erva-mate, cervejas artesanais e muito mais. A praça de alimentação contará com sete cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares, oferecendo pratos típicos feitos com ingredientes produzidos no meio rural gaúcho.




