Entrou em vigor nesta quarta-feira, 06, o tarifaço de 50% imposto pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida, decretada pelo presidente Donald Trump, atinge diretamente 906 municípios brasileiros que mantêm relações comerciais com os americanos — entre eles, Venâncio Aires, que está entre os 30 mais impactados do país.
Conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires exportou, ao longo de 2024, mais de US$ 110,89 milhões em produtos para os EUA. O maior volume engloba embarques com tabaco em folhas. No Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul também aparece entre os municípios afetados, com exportações que somaram US$ 139,43 milhões no mesmo período.
A sobretaxa começou a valer à 1h01 desta quarta-feira (horário de Brasília) e será aplicada a todas as mercadorias que embarcarem a partir de agora. Ficam de fora da nova taxação produtos como aeronaves da Embraer, suco de laranja, petróleo e celulose. Por outro lado, itens como carne, café, pescados, máquinas e armamentos passam a ser taxados com o aumento.
As regiões Sudeste e Sul do Brasil concentram os principais exportadores prejudicados pela medida. São Paulo, com forte presença no setor de carnes, e Minas Gerais, grande produtor de café, estão entre os mais atingidos. No Rio Grande do Sul, destaque para a indústria de armas, que também sentirá os efeitos da tarifa.
A decisão norte-americana preocupa o setor exportador brasileiro e deve provocar reações diplomáticas nas próximas semanas.
FOTO: Divulgação/Pixabay




