Home / Dia a Dia / Venâncio Aires registra saldo negativo de empregos formais em junho, puxado pela indústria

Venâncio Aires registra saldo negativo de empregos formais em junho, puxado pela indústria

Venâncio Aires fechou o mês de junho com saldo negativo de 229 vagas de emprego com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No total, foram registradas 1.213 admissões e 1.442 desligamentos no período. Os dados atualizados de junho foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na tarde desta segunda-feira, 04.

O setor industrial foi o principal responsável pelo resultado negativo, com o fechamento de 325 postos de trabalho. A agropecuária também apresentou desempenho desfavorável, com quatro vagas a menos. Já os setores de comércio, construção e serviços tiveram saldos positivos, com destaque para o comércio, que abriu 69 novas vagas, seguido pelos serviços (23) e construção civil (8).

O resultado negativo de junho está ligado aos contratos temporários das indústrias de tabaco, que entram em declínio a partir de maio. As empresas do setor registraram saldo negativo de 299 empregos no sexto mês do ano. Foram 366 admitidos contra 987 desligamentos.

SEMESTRE

Venâncio Aires registrou um saldo positivo de 4.162 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2025, conforme dados do Caged. Entre janeiro e junho, foram 11.528 admissões e 7.366 desligamentos. A indústria liderou a geração de empregos no período, com 3.765 vagas abertas, representando mais de 90% do saldo positivo acumulado no ano.

A variação relativa semestral foi de 24,22%, evidenciando o ritmo acelerado de geração de empregos, especialmente na indústria, que sozinha apresentou crescimento de 45,77% no seu estoque de trabalhadores formais.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading