Fundado em julho de 1.935, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) completou 90 anos de atividades nesta terça-feira, 22, com uma programação especial em frente à casa de saúde. O evento contou com solenidade, feira de saúde e homenagens que marcaram quase um século de dedicação à saúde da população local e regional.
Atualmente, o hospital conta com 129 leitos e cerca de 670 funcionários, somando também as equipes da UPA. São mais de 12 mil metros quadrados de área construída, fruto de um trabalho contínuo de expansão e qualificação dos serviços ao longo das décadas.
Durante a celebração, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) destacou a importância do hospital para o desenvolvimento de Venâncio Aires. “A medicina avançou e o hospital também, especialmente nos últimos 15 anos, com a chegada de novas tecnologias, como a UTI adulto. Isso é resultado de um esforço conjunto da comunidade, das entidades, voluntários e dos governos municipal e estadual”, afirmou.
O prefeito também reconheceu os desafios enfrentados pelo setor hospitalar, especialmente aqueles que atendem pelo SUS. “Déficit financeiro todas as instituições têm, mas aqui há um superávit de amor, de atenção e de comprometimento de toda a equipe”, completou.
O presidente do HSSM, Marcelo Farinon, agradeceu à comunidade pelo apoio contínuo. “Sem vocês, nosso trabalho não seria possível. Esta Casa de Saúde tem sido um pilar essencial para a região desde 1935. Mesmo diante de déficits mensais, seguimos mantendo salários, fornecedores e um atendimento de qualidade”, pontuou.
Farinon também mencionou investimentos recentes conquistados com o apoio do Estado e da Prefeitura, como novos leitos de atenção clínica e melhorias em setores como saúde mental, lavanderia e nutrição.




