A comercialização da safra de tabaco na microrregião de Venâncio Aires foi concluída até o dia 15 de julho, atingindo 100% das vendas, conforme levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). No estado do Rio Grande do Sul, o índice de comercialização chega a 99,1%. Já na região Sul, que engloba Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a média atinge 99,6%.
Em Venâncio Aires, a projeção do escritório local da Emater/Ascar é de que a produção atinja 20,06 mil toneladas nesta safra. O cultivo em 2024/2025 ocupou uma área de 8,8 mil hectares no município, com produtividade média de 2.280 quilos por hectare. Até abril, o tabaco já havia movimentado mais de R$ 186,6 milhões. No acumulado do ano passado, a produção representou R$ 293,04 milhões no Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA) municipal.
O maior volume de vendas ocorreu entre os meses de abril e junho no município. Com isso, a expectativa é de valores próximos ao registrado no ciclo produtivo anterior.
A Afubra estima divulgar os dados finais da safra 2024/2025 em agosto. A primeira estimativa de produção foi apresentada ainda em novembro do ano passado, com base nas informações de cultivo repassadas pelos produtores associados.
FOTO: Divulgação/AI SindiTabaco




