A Câmara de Vereadores confirma para segunda-feira, 21, a sessão normal às 18h e a retomada do atendimento ao público suspenso desde esta quarta-feira, 16, após um vazamento nos reservatórios de água. De acordo com o presidente do Legislativo Municipal, Eduardo Luft (PDT), os atendimentos ocorrerão no Plenário Vicente Schuck, onde são realizadas as sessões, que será adaptado para os serviços de secretaria, administrativos e de direção da Casa.
Na manhã desta quinta-feira, 17, o plenário Vicente Schuck estava sendo preparado para receber computadores e impressoras, que serão utilizados para os atendimentos. O local já estava com energia restabelecida. Equipes técnicas atuam para avaliar as demais salas da parte baixa do prédio, bem como os espaços do plenarinho, localizado no segundo piso, que ainda estavam no escuro.
O presidente explicou que o problema teve início na manhã da última quarta-feira, 16, quando servidores perceberam um vazamento vindo do segundo piso do prédio. Ele acredita que o incidente esteja relacionado a uma falha em uma das três caixas d’água instaladas na parte superior do edifício, cada uma com capacidade para mil litros, já que segundo ele não há sinais de rompimento.
“Então, a gente a princípio não sabe se ela estourou realmente, porque visivelmente assim a gente não tem nenhum sinal que tenha estourado. Mas aí a gente vai ver talvez, ou tem um vazamento dela, que eu acho que é o mais provável. Talvez alguma coisa relacionada à boia”, afirmou. Segundo o presidente, foi solicitado auxílio da equipe de engenharia da Prefeitura que irá até o local e uma empresa especializada em encanamentos para fazer um laudo técnico.
Embora não tenha sido permitido o acesso da imprensa ao segundo piso para fazer imagens, Luft relatou que o vazamento provocou danos no prédio, especialmente no plenarinho, nos gabinetes dos vereadores, incluindo o da presidência, e na sala das comissões. Declarou ainda que houve prejuízos em móveis, computadores, equipamentos eletrônicos e na estrutura de gesso e que a água também alcançou o primeiro piso, afetando a área administrativa e a direção da Casa Legislativa. Servidores relataram que, apesar da energia não ter sofrido interrupção, a parte elétrica foi desligada como medida de segurança.
“Ocasionou um prejuízo para a Câmara de Vereadores, a gente fica muito sentido porque a gente tem muito zelo aqui na Câmara com o patrimônio público, mas isso ocorreu e agora a gente está tomando todas as medidas cabíveis para a gente restaurar o nosso plenarinho e também no primeiro piso, na parte da direção”, destacou Luft.
Atendimento provisório
A partir de segunda-feira, 21, o atendimento ao público e os trabalhos da direção da Câmara acontecerão provisoriamente no plenário, onde ocorrem as sessões ordinárias. Serviços administrativos, como protocolo de documentos, estarão funcionando normalmente no espaço. “A partir de segunda-feira atendimento normal na secretaria aqui no plenário para o pessoal que tiver alguma coisa pra protocolar, ou para solicitar, é por ali”.
Os gabinetes parlamentares, no entanto, seguirão interditados por tempo indeterminado até a conclusão das reformas necessárias. Quem precisar entrar em contato com os vereadores poderá fazê-lo via WhatsApp ou pelas redes sociais dos parlamentares ou da própria Câmara.
As sessões ordinárias também seguirão com o calendário previsto. “Estamos fazendo de tudo nesta semana adequando para segunda-feira poder ter nossa sessão normal e não ter prejuízo na aprovação dos projetos de lei e nas discussões do nosso município”, finalizou o presidente.




