Home / Educação / Verde é Vida faz sua estreia na Mostratec-Liberato 2025

Verde é Vida faz sua estreia na Mostratec-Liberato 2025

A partir deste ano a abrangência da Mostra Científica Verde é Vida vai além da Etapa Sul-Brasileira que ocorre, há 16 anos, durante a Expoagro Afubra. Para dois projetos selecionados durante a programação em março, a feira foi um trampolim para novos horizontes: os alunos e suas professoras orientadoras participarão da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontecerá de 27 a 31 de outubro de 2025, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Os trabalhos indicados são Propagação Sustentável, o poder dos enraizadores naturais, da Escola Municipal Ivo Silveira, de Capinzal/SC, e Aromas que combatem os mosquitos, da ERM José de Lima, de Rio Negro/PR.

O professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Verde é Vida, explica que, em edições anteriores, escolas parceiras já participaram por conta própria da Mostratec com seus projetos, feitos, inicialmente, para a Mostra Científica Verde é Vida. A adesão chamou a atenção da coordenação, que, no ano passado, foi conhecer de perto as diretrizes e o funcionamento da feira de ciência e tecnologia, realizada anualmente pela Fundação Liberato. “Tive o privilégio de participar do evento, inclusive como avaliador, e de conversar com a comissão organizadora. Este ano faremos nossa estreia oficial através do Verde é Vida”, comemora.

Dos trabalhos expostos na Expoagro Afubra 2025, foram selecionados cinco para a Mostratec-Liberato, através de uma avaliação conduzida por professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Instituto Crescer Legal. As duas vagas concedidas posteriormente pelo evento foram preenchidas pelos primeiros dois colocados. “A Mostratec abre novos caminho e possibilidades. É uma valorização para nossos estudantes, que saem do patamar sul-brasileiro para ir além e participar de uma mostra com abrangência nacional e internacional”, enfatiza.

Até o mês de outubro, as escolas selecionadas farão pequenas adequações de seus projetos para a formalidade do método científico exigido pela Mostratec. Conforme Leon, o Verde é Vida está no caminho certo há 16 anos, instigando os alunos das escolas parceiras a buscarem mais conhecimento e inovações para suas comunidades. A abertura de novos caminhos de vivência e troca de experiências é avaliado com entusiasmo. “Para a Afubra é muito gratificante ver toda esta evolução, pois nossos jovens têm a chance de elevar seus projetos para um nível superior. Isso é motivo de orgulho também para as famílias e escolas”, celebra.

TRABALHOS SELECIONADOS – Os dois trabalhos da Mostra Científica Verde é Vida selecionados e indicados para a edição deste ano da Mostratec-Liberato são: Propagação Sustentável, o poder dos enraizadores naturais, da Escola Municipal Ivo Silveira, de Capinzal/SC. Conduzido pelas alunas do 9º ano Gabrielly Bianca Thomaz de Vargas e Gislaine Zenir dos Reis de Morais, com orientação da professora Marcia Rosana Barth, o projeto analisa a infestação da planta daninha tiririca, que compromete o crescimento e a produtividade das culturas, busca entender sua propagação no solo e amenizar sua disseminação na horta escolar. O projeto se alinha aos princípios de educação ambiental e agroecologia, proporcionando uma oportunidade de aprendizado prático sobre o manejo sustentável de plantas daninhas sem a necessidade de herbicidas químicos.

Outro trabalho que também garantiu vaga na Mostratec é Aromas que combatem os mosquitos, da ERM José de Lima, de Rio Negro/PR. Os pesquisadores João Arthur Grun e Raissa Manuela Hinkel Melnik, orientados pela professora Karina Franciele F. De Assumpção, mobilizaram seus esforços para conscientizar as pessoas a cuidarem do meio em que vivem através de pequenas ações do dia a dia, reduzindo o lixo e combatendo os mosquitos, principalmente o mosquito da dengue. Além disso, a ação dos jovens do 5º ano difunde receitas naturais com plantas que naturalmente expelem mosquitos, como lavanda, eucalipto e cravo da índia.

MOSTRATEC – A Mostratec-Liberato (saiba mais aqui) é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da educação infantil ao ensino médio, incluindo a educação profissional técnica de nível médio. Além da exposição de projetos, a Mostratec-Liberato conta com eventos integrados, voltados à tecnologia, educação e cultura. Atualmente, a mostra é um dos principais eventos educacionais do País e tem visibilidade internacional. Também oferece diversas premiações aos jovens pesquisadores, incluindo bolsas de estudo, estágios, equipamentos, patrocínios e credenciamentos para outras feiras de ciência e tecnologia, no Brasil e no mundo.

INSPIRAÇÃO – Durante a Mostratec de 2023, a estudante catarinense Eloise Antunes de Lima, da Escola de Educação Básica Ruth Lebarbechon, parceira do Verde é Vida, apresentou a pesquisa “Bio Guava: tintura fitoterápica e pomada cicatrizante de compostos da goiaba-serrana”, feita com a orientação da professora Janete Rodrigues. O trabalho concorreu com 800 projetos e conquistou o terceiro lugar na categoria Bioquímica, classificando-se para participar da Feira Internacional de Ciência e Engenharia (ISEF), que ocorreu em maio de 2024, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Naquele mesmo ano, a pomada com folhas de goiaba-serrana que pode ser usada no processo de cicatrização de lesões cutâneas também foi conhecida de perto pelos visitantes da Expoagro Afubra, onde o projeto integrou a Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida.

CRÉDITO: AI Afubra

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading