Home / Dia a Dia / Venâncio Aires já teve mais de 15 mil metros cúbicos de sedimentos retirados em ação de desassoreamento

Venâncio Aires já teve mais de 15 mil metros cúbicos de sedimentos retirados em ação de desassoreamento

As ações do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) já resultaram na retirada de 15.488,45 metros cúbicos de sedimentos em Venâncio Aires. O município integra o grupo de cidades beneficiadas pelo Eixo 1 do programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), que visa aumentar a segurança das comunidades frente aos impactos das chuvas.

Em Venâncio Aires, os trabalhos estão concentrados no arroio Castelhano e em sangas que deságuam nesse curso d’água, como a sanga do Cambará. A remoção dos sedimentos é fundamental para melhorar a vazão e reduzir o risco de alagamentos, especialmente em áreas urbanas.

O esforço integra um conjunto maior de intervenções em andamento no Estado. Ao todo, o programa Desassorear RS já removeu mais de 1,2 milhão de metros cúbicos de sedimentos. Somente nas regiões mais afetadas pelas enchentes de 2023 e 2024 — Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo — já foram retirados 545.330,72 metros cúbicos de material.

Treze projetos já foram concluídos em cidades como Anta Gorda, Arroio do Meio, Muçum e Teutônia, com a retirada de 287.934,18 metros cúbicos de sedimentos. Outros 21 projetos seguem em andamento em municípios como Santa Cruz do Sul, Encantado, Estrela e Venâncio Aires, totalizando até agora 257.396,54 metros cúbicos removidos.

As ações do Desassorear RS têm se mostrado estratégicas para mitigar os efeitos das chuvas intensas, contribuindo diretamente para a prevenção de desastres e a segurança hídrica no Estado.

Foto: Vitor Rosa / Palácio Piratini

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading