Com apoio do Sicredi Vale do Rio Pardo, jornalistas da região conheceram na quarta-feira, 25, a Vila da Mônica, em Gramado, um parque temático que vai além do entretenimento: é um símbolo de resiliência empreendedora e um projeto com forte impacto educacional e social.
O parque, inaugurado em 2022, foi idealizado por Manoela da Costa Moschem, empreendedora gaúcha que iniciou sua trajetória profissional aos 16 anos, passando por diversas áreas — de academia a fábrica de confecções — até consolidar-se no setor de turismo. Antes da Vila da Mônica, foi uma das fundadoras do Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. No entanto, foi com a criação de um espaço com sua própria identidade que Manoela encontrou propósito.
“Eu queria construir algo que representasse quem eu sou. Um lugar onde famílias pudessem se reconectar, onde as crianças pudessem viver experiências encantadoras e educativas. E mesmo sem recursos na época, comecei a mover as peças do sonho”, contou emocionada aos participantes da press trip organizada pelo Sicredi.

A ideia do parque surgiu em 2017. Na época, Manoela buscava inspiração para criar um personagem original para seu projeto familiar. Durante uma feira de parques temáticos em Orlando, nos Estados Unidos, o destino a surpreendeu: conheceu a equipe da Mauricio de Sousa Produções, incluindo Mauro Sousa, filho do criador da Turma da Mônica. A conexão foi imediata, e dali nasceu a parceria que daria vida à Vila da Mônica, o primeiro parque temático indoor licenciado da marca no Brasil.
Mais do que diversão, a Vila da Mônica promove educação, consciência social e inclusão. O espaço utiliza materiais de educação financeira em parceria com o Sicredi, como os gibis da Turma da Mônica que abordam temas como economia, cooperação e sustentabilidade. A missão é clara: levar conteúdo e alegria para todas as crianças, inclusive as que não têm condições financeiras.
“Meu maior orgulho é ver esse sonho acontecendo. A criança que um dia não teve acesso à magia pode hoje vivê-la aqui. Temos ações sociais constantes para garantir que todas tenham acesso à Vila”, destacou a CEO.
O parque conta com mais de 20 atrações, todas pensadas para estimular o brincar em família, o aprendizado e a convivência. Ele é um exemplo vivo de como o turismo pode ser aliado ao desenvolvimento humano e social — valores que também estão no coração do cooperativismo, promovido pelo Sicredi.
A visita à Vila da Mônica fez parte de um roteiro organizado pelo Sicredi Vale do Rio Pardo, que também incluiu o Mini Mundo, outro empreendimento apoiado pela cooperativa. O parque ao ar livre com réplicas fiéis de obras do mundo inteiro, inclusive com um espaço dedicado ao berço do cooperativismo de crédito da América Latina. No cenário foi reproduzida a Praça Theodor Amstad e o prédio da Caixa Rural, localizados na Linha Imperial, em Nova Petrópolis (RS).
Em sua 4ª edição, a iniciativa, que acontece anualmente, faz parte da estratégia da Sicredi Vale do Rio Pardo de promover a integração e o diálogo com a imprensa. Além disso, a ação busca dar visibilidade a projetos de diversos segmentos que também acreditam no cooperativismo para um mundo mais próspero.




