A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta meteorológico para a ocorrência de fortes temporais e uma intensa onda de frio que devem atingir o Estado entre esta quinta-feira, 26, e o domingo, 29. A previsão inclui chuvas volumosas, rajadas de vento intensas, possibilidade de granizo, além de temperaturas negativas em várias regiões.
De acordo com os meteorologistas, há risco elevado de temporais com raios e ventos que podem ultrapassar os 70 km/h, especialmente nas regiões Norte e Noroeste. No Litoral, o mar deve permanecer agitado ao longo de todo o fim de semana, com ventos entre 50 e 75 km/h atingindo também áreas da metade sul do Estado, Região Metropolitana, Nordeste e Litoral.
Onda de frio
A frente fria será acompanhada por uma massa de ar polar que derruba as temperaturas em diversas regiões. Já na noite de quinta (26), os termômetros registram mínimas entre 0°C e 7°C nas regiões da Campanha, Sul e Centro.
Na sexta-feira (27), o frio se intensifica: as mínimas devem variar entre -2°C e 4°C em áreas do Oeste, Sul, Sudeste, Costa Doce, Centro e Missões, com formação de geada. As máximas não devem passar dos 15°C, e os ventos de até 35 km/h aumentam a sensação térmica de frio.
Chuva intensa e ciclone extratropical
No sábado, 28, apesar da menor chance de geada devido à cobertura de nuvens, o frio persiste, com mínimas entre 1°C e 6°C no Sul e Centro do Estado. As máximas devem oscilar entre 9°C e 15°C, podendo chegar a 22°C no Norte e Nordeste. Ventos de 40 a 60 km/h devem atingir a Campanha, Sul, Litoral, Costa Doce, parte da Região Metropolitana, Serra e Nordeste.
O domingo, 29, será marcado por chuvas fortes e persistentes, com risco de transtornos. O avanço de um ciclone extratropical próximo à costa e o fluxo de umidade continental devem intensificar as precipitações. Os acumulados de chuva podem atingir entre 50 e 90 mm em 12 horas, ultrapassando 100 mm em pontos isolados, principalmente no Noroeste, Centro-Norte, Região Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte.




