Após as chuvas do início da semana, o Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar uma intensa onda de frio. A partir desta segunda-feira, 23, os gaúchos devem sentir a queda acentuada das temperaturas, com mínimas próximas de 0ºC e até negativas em algumas regiões. O frio intenso deve se estender pelo menos até quarta-feira, 25. Em Venâncio Aires a quarta-feira, 25, deve registrar 1ºC.
De acordo com a Climatempo, entre a madrugada e a manhã de segunda, uma frente fria continental avança pelo Estado, trazendo instabilidades especialmente para as regiões Norte, Fronteira Oeste e Serra Gaúcha, onde não se descarta a ocorrência de temporais isolados. Já na Região Metropolitana, Missões e Centro do Estado, o cenário deve ser de chuviscos rápidos.
Com o avanço da massa de ar polar, os ventos de sul tomam conta do território gaúcho. A massa de frio começa a avançar pelo Estado, ingressando pelos pontos da divisa com a Argentina e o Uruguai. Pelo menos até quinta-feira, 26, este será o cenário climático.
Na terça-feira, 24, o tempo firme predominará, mas o frio se intensifica. Em Vacaria, na Serra, a previsão aponta -3ºCna mínima. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, os termômetros podem registrar -1ºC, enquanto a Capital deve ter mínima de 2ºC e máxima de 10ºC.
As temperaturas permanecerão baixas também durante as tardes, diferentemente do que costuma ocorrer no outono, quando o frio costuma se concentrar nas manhãs e noites. Essa será a primeira onda de frio significativa do inverno astronômico, iniciado oficialmente na última semana.
Na madrugada de quinta-feira, 26, uma nova instabilidade deve atingir o Estado, com previsão de chuvas em diversas regiões no final da semana.
Na sexta-feira, 27, o dia será de sol com algumas nuvens. As marcas variam entre 4ºC e 15ºC.




