Home / Dia a Dia / Comitiva de Venâncio Aires conhece estruturas da Corsan em Porto Alegre

Comitiva de Venâncio Aires conhece estruturas da Corsan em Porto Alegre

Uma comitiva de 30 pessoas, entre vereadores, representantes de secretarias municipais, promotor de Justiça, jornalistas e líderes comunitários de Venâncio Aires, visitaram as instalações da Corsan na Capital nesta terça-feira, 13. A iniciativa fez parte do programa Portas Abertas, em que a Companhia apresenta suas estruturas e busca se aproximar das comunidades. Fizeram parte da comitiva o secretário municipal de Governança e Gestão, Tiago Quintana; e o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, além do presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Luft, e os vereadores Nelsoir Battisti, Everton Dias e Nilson Lehmen.

O primeiro local visitado foi a sede administrativa, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. O grupo foi recebido pela diretora-presidente da Companhia, Samanta Takimi, que falou da importância de dialogar com a população e entender o que as pessoas precisam.

“A gente convida as comunidades para participarem do Portas Abertas para que venham, esclareçam suas dúvidas, conheçam as nossas instalações, exatamente para que haja transparência e segurança na conversa. A visualização de como funciona o sistema de controle operacional auxilia muito na compreensão das pessoas. Não fiquem com dúvidas, nós estamos à disposição 24 horas por dia”, destacou Samanta.

Ainda no auditório, a engenheira civil responsável pelo laboratório de hidrometria, Helena Bencke, apresentou os tipos de hidrômetros e como cada um funciona na medição do consumo da água. Segundo ela, é preciso cuidar o funcionamento do equipamento, inclusive para identificar vazamentos que possam existir no imóvel.

No Centro Operacional Integrado (COI), foi demonstrado o cuidado e o monitoramento à distância 24, horas por dia, dos sistemas de água nos municípios atendidos pela Companhia. Os visitantes puderam visualizar as telas do monitoramento de todo o abastecimento de água em Venâncio Aires. A maior dúvida dos vereadores foi sobre os níveis dos reservatórios e a capacidade de reservação da cidade. Ali, foi mostrado como são monitorados todos os reservatórios, os locais com desabastecimento e alerta de problemas, entre outras informações.

Qualidade da água

Também em Porto Alegre, o grupo visitou o Departamento de Análises Laboratoriais (Deal), onde são analisadas as coletas de água. Profissionais das áreas de química e biologia mostraram os equipamentos, produtos e protocolos adotados para garantir a qualidade e potabilidade da água nos municípios conforme portarias do Ministério da Saúde e do governo do Estado.

“Analisamos 200 parâmetros para atestar a qualidade da água. Nosso laboratório realizou mais de 700 mil análises em 2024, e só de Venâncio Aires, já fez mais de mil análises este ano. Ter um laboratório próprio nos permite uma ação rápida e mobilização das equipes” explicou a coordenadora do laboratório, Juliana Frizzo.

No Deal, são feitas as análises mais completas, como de protozoários, agrotóxicos e metais pesados, como ferro, manganês, urânio e mercúrio. Já a quantidade de cloro, flúor, PH, turbidez, e coliformes são inspecionados nas estações de tratamento, logo após a captação em rios, barragens ou poços tubulares profundos e na rede de distribuição de água.

CRÉDITO: AI CORSAN

FOTO: Willian Oliveira

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading