Home / Dia a Dia / Defesa Civil Estadual alerta para risco de nova enchente no Rio Taquari nesta semana

Defesa Civil Estadual alerta para risco de nova enchente no Rio Taquari nesta semana

Um novo alerta foi emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul sobre riscos de cheia do Rio Taquari nesta semana. Segundo a Sala de Situação do órgão e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entre a terça e quarta-feira, 22, há risco de tempo severo, com descargas elétricas, eventual queda de granizo grande e rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h em praticamente todas as regiões do Estado.

Na terça-feira, 21, a influência de uma baixa pressão e do fluxo de umidade favorecem as chuvas pontualmente fortes com descargas elétricas, eventual queda de granizo grande e rajadas intensas de vento (podendo superar os 50 km/h durante os temporais) nas áreas da Oeste, Campanha e Sul gaúcho.

Ao longo da quarta-feira, 22, as tempestades ganham força e se espalham pelo Estado, devido à persistência da baixa pressão, fluxo de umidade e ao lento avanço de uma frente fria pelo oceano. Com isso, o risco é alto para transtornos por conta das descargas elétricas, queda de granizo grande e rajadas intensas de vento (podendo passar dos 90 km/h) no Oeste, Missões, Noroeste, Sul, Sudeste, Rrgião Metropolitana de Porto Alegre e pontos do Centro-Norte. Além disso, as chuvas serão fortes trazendo volumes que variam entre 50 e 75mm/dia em áreas do Oeste, Campanha, Sul, Centro-Norte, podendo passar pontualmente desses valores.

A tendência é que na quinta-feira, 23, às instabilidades com temporais pontuais ainda atuem entre o Noroeste, Norte e próximo à SC com temporais pontuais, especialmente na madrugada, manhã e até meio da tarde. Nessas áreas, os volumes tendem a variar entre 30 e 60 mm/dia. No decorrer da tarde, as chuvas se afastam dessas regiões e o tempo firme predomina sobre o Rio Grande do Sul.

Ao final deste evento os acumulados poderão variar entre 100 e 150 mm sobre o Oeste, Campanha, Sul, Norte e Noroeste, podendo passar pontualmente desses valores. Além disso, o risco é alto para tempestades isoladas com queda de granizo grande e rajadas intensas de vento, ou seja, condições para tempo severo em praticamente todas as regiões do Estado.

Segundo a Defesa Civil do RS, desta forma, é indicada a condição de inundação para a bacia do Uruguai (Alto, Médio e Baixo), Taquari-Antas, Caí e Jacuí, e alerta para as bacias Apuaê-Inhandava, Várzea, Passo Fundo, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Santa Maria, Pardo, Sinos, Gravataí, Guaíba, Quaraí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Negro, Camaquã e Mirim-São Gonçalo.

FOTO: Divulgação/AI PMVA

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading