Home / Oktoberfest / Oktoberfest de 2024 vai enaltecer os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul

Oktoberfest de 2024 vai enaltecer os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul

No ano em que o Rio Grande do Sul celebra dois séculos de imigração alemã, a 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul vai enaltecer a chegada dos primeiros imigrantes. A edição de 2024 terá como tema “Celebrando a Imigração Alemã”. A Festa da Alegria ocorre entre os dias 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro.

Em 25 de julho de 1824, os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul, mais precisamente a São Leopoldo, razão pela qual se comemora o Bicentenário, em 2024. Já em Santa Cruz do Sul, os alemães chegaram em 19 de dezembro de 1849, há 175 anos. A expectativa é de atrair mais visitantes, em especial nos três domingos de desfiles, que irão não só contar figurantes santa-cruzenses, mas também de municípios da região convidados.

O tema da 39ª Oktoberfest também busca destacar que o desenvolvimento econômico, social e cultural de Santa Cruz do Sul e região deve-se ao trinômio: trabalho, cooperação e fé.

A 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul encerrou no último domingo, 22, elevando o nível do maior evento regional. Não só pela quantidade de shows nacionais, ou as mais de 50 bandas que passaram pelos palcos espalhados pelo parque. Mas pelas inovações, com a implantação do sistema eletrônico de pagamentos, e as novas marcas de bebidas parceiras.

O foco da organização foi garantir a melhor experiência dos visitantes. Para o presidente da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Ricardo Bartz, a edição deste ano priorizou o envolvimento do visitante na Festa da Alegria. “Todas as decisões que nós tomamos dentro da festa, inovadoras ou não, foram pautadas sempre num único objetivo. A experiência do visitante. Então, novidades ou não, mas todas as nossas decisões, todos os momentos foram pautadas na melhor experiência do visitante aqui dentro da festa.”

Para o próximo ano, um dos pontos principais será a realização dos desfiles, que irão contar a história da imigração, enaltecendo o tema da edição. O presidente da festa em 2023, João Goerck afirma que a comunidade tem engrandecido o cortejo oficial da festa. “Neste ano tivemos três desfiles, envolvendo mais de 4,5 mil figurantes, interagindo junto ao público. A comunidade gosta muito do desfile, com participação de música ao vivo e danças. Com certeza esse será um ponto alto na próxima edição.”

Gorck se diz satisfeito com a edição que liderou, após diversos anos envolvido como voluntário na organização da festa. “A nossa festa é um evento comunitário, único no estado. Fizemos uma festa linda e que enalteceu a participação do visitante nos mais diversos ambientes,” destaca.

ÚNICA
Ao avaliar a edição deste ano, o empresário afirmou que a festa resultou em melhorias no parque e na circulação dos visitantes. “Mas todo ano a gente pensa em melhorar e esse ano, 2023, a gente melhorou muito e 2024 com certeza haverá melhorias também,” comenta.

Goerck classifica a 38ª edição como “única”. “Única, a edição deste ano foi espetacular, sucesso. Enquanto tiver fôlego, tiver perna, a gente está junto, porque isso aí realmente está no DNA das pessoas, está no meu DNA e pretendo continuar no ano que vem ajudar na 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul,” conclui.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading