Home / Política / “Nossa região tem uma inserção muito grande no mercado chinês,” destaca Schuch após acompanhar missão na China

“Nossa região tem uma inserção muito grande no mercado chinês,” destaca Schuch após acompanhar missão na China

O deputado federal Heitor Schuch (PSB) foi o único parlamentar gaúcho na comitiva brasileira que esteve na China na última semana. O parlamentar da região avalia a missão liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empresários e governadores. Ao destacar potenciais econômicos de parcerias futuras, Schuch afirma que o mercado chinês já é um conhecido dos negócios do tabaco.

“Nossa região tem uma inserção muito grande no mercado chinês, em especial com tabaco e por meio dos negócios com proteínas, a partir das cooperativas. Essas relações com a produção tabacaleira já existem, e são fundamentais. Graças a esse comércio, o produtor de tabaco sabe que o fumo dele não vai ficar no galpão,” comenta.

Atualmente, Venâncio Aires é o principal exportador de tabaco para a China, a partir do Rio Grande do Sul. Na cidade, a China Brasil Tabacos (CBT) conta com a sua sede administrativa. Além dos produtos já consolidados, os negócios com alimentos, segundo Schuch, devem ter impulso nos próximos meses.

“O governo da China está prestes a incluir o estado do Rio Grande do Sul e do Paraná na lista de regiões livres de aftosa sem vacinação. Essa medida vai impulsionar as exportações a partir das plantas frigoríficas do estado. Devemos ter inclusive investimentos para atender a demanda. Precisamos lembrar que para cada brasileiro, existem sete chineses. Nós produzimos alimentos e temos oportunidades de negócios com estas relações,” afirma.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading