Home / Política / Projeto de lei sobre troca do feriado para 11 de maio deve ser votado ainda em outubro

Projeto de lei sobre troca do feriado para 11 de maio deve ser votado ainda em outubro

O projeto de lei propondo o retorno do feriado municipal para o dia 11 de maio, Aniversário de Venâncio Aires, deve ser votado ainda em outubro. A expectativa é do presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares (Republicanos), um dos defensores da troca. Na audiência pública realizada na sexta-feira, 30, ao consultar os participantes, a maioria se manifestou a favor da troca. Atualmente o feriado municipal é celebrado no Dia de São Cristóvão, 25 de julho.

“Estamos avaliando o texto final da lei para colocar em votação e encaminhar ao prefeito para sanção. Já realizamos vários processos de consultas populares, e ouvimos a comunidade. É uma vontade da maioria que o feriado volte para o dia 11 de maio,” afirma Soares.

AUDIÊNCIA
A Câmara de Vereadores sediou na noite da sexta-feira, 30, audiência pública para discutir o retorno do feriado municipal para 11 de maio. Em 2013 foi realizada a troca do feriado para 25 de julho, Dia de São Cristóvão, quando se celebra Colonos e Motoristas. Na oportunidade a mudança foi proposta pelo comércio local, pela proximidade do feriado em maio com o Dia das Mães, segunda data mais importante para o setor.

No encontro, participaram além de representantes de entidades, o presidente da Câmara de Comércio, Indústrias e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), sindicatos e vereadores. De prático o encontro se soma a demais enquetes públicas promovidas para alinhar projeto de lei no Legislativo Municipal propondo a alteração. O texto já está sendo avaliado pela equipe jurídica da Casa. Segundo o presidente da Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo, Elígio Weschenfelder (PSB), a maioria dos participantes da audiência era favorável à mudança do feriado. “A maioria dos presentes foi favorável ao retorno do feriado. Há questionamentos sobre a forma das enquetes, com a sugestão de uma consulta pública, porém, elas mostraram que há interesse pela volta do feriado.”

A Caciva, que em 2013 liderou os debates sobre a mudança, destacou a importância da alteração para garantir o movimento do comércio. A entidade também propôs a realização de uma consulta pública para ouvir todos os moradores do município. Para a entidade houve direcionamento das respostas em enquetes anteriores realizadas pela imprensa e a própria Câmara.

FOTO: Willian Oliveira/Guia Venâncio

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading