Home / Política / Sindicatos de Venâncio lançam nesta terça coleta de assinaturas para projeto de iniciativa popular sobre as diárias da Câmara

Sindicatos de Venâncio lançam nesta terça coleta de assinaturas para projeto de iniciativa popular sobre as diárias da Câmara

O Comitê Sindical de Venâncio Aires, formado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Venâncio Aires, Sindicato do Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo, Alimentação e afins de Venâncio Aires, Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires e Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz e Região, lançam nesta terça-feira, 31, a coleta de assinaturas para apresentação de projeto de iniciativa popular. A proposta está em discussão pelas entidades sindicais desde o mês passado, e objetiva alterar a forma de concessão de diárias no Legislativo Municipal.

Pelo regramento, projetos de iniciativa popular precisam contar com assinaturas de 5% do eleitorado do município, ou seja, 2,7 mil eleitores. A coletiva de imprensa que vai detalhar o projeto e a forma de participação da comunidade ocorre nesta terça a partir das 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Fumo e Alimentação.

O projeto de lei construído pelas entidades de classe propõe alteração da resolução de Plenário nº 0005/2015, que trata da mudança na forma de pagamento de despesas no Legislativo Municipal, passando da modalidade de concessão de diárias para a modalidade de ressarcimento. Com isso, os valores fixos para deslocamentos deixariam de ser pagos, passando a cobertura de despesas com apresentação das notas para ressarcimento.

RELEMBRE
Em março os valores pagos em diárias foram alvo de polêmicas na comunidade venâncio-airense. A Mesa Diretora aumentou os valores pagos em 60%. A medida foi revista após pressão popular. Atualmente, o Legislativo Municipal paga R$ 287,00 para deslocamentos dentro do Estado para compromissos oficiais. Para outras regiões do país o valor aumenta. O benefício é pago para auxiliar nas despesas com alimentação, porém é feito com valor fixo, após solicitação do parlamentar e servidores.

FOTO: Divulgação/AI CMVA

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading