Home / Política / Projeto de lei popular vai propor novas mudanças na concessão de diárias da Câmara de Vereadores de Venâncio

Projeto de lei popular vai propor novas mudanças na concessão de diárias da Câmara de Vereadores de Venâncio

O Comitê Suprassindical de Venâncio Aires vai apresentar na Câmara de Vereadores um projeto de lei de iniciativa popular, propondo alterar a forma de concessão de diárias para parlamentares e servidores. O assunto pautou a fala do vereador Elígio Weschenfelder (PSB), popular Muchila, durante a sessão desta segunda-feira, 25. O texto da proposta está em fase de conclusão e será discutido entre as entidades sindicais que fazem parte do grupo no município. Após, inicia a coleta de assinatura dos eleitores de Venâncio Aires.

Para garantir tramitação no Legislativo Municipal são necessárias 2.752 assinaturas. Conforme Muchila, após o período de participação popular ao projeto, a proposta será encaminhada ao Parlamento Municipal e deverá ser colocada em votação.

O texto propõe a extinção da concessão de diárias para vereadores e funcionários da Casa. A proposta é de ressarcimento dos valores gastos em deslocamentos, a exemplo do que ocorre na iniciativa privada. “Se for para Porto Alegre e gastar R$ 100,00 em alimentação, a Câmara fará o pagamento de volta no mesmo valor. É preciso compromisso com o dinheiro público e este projeto de iniciativa popular vem corrigir a forma atual de concessão das diárias,” destaca o socialista.

Recentemente, os valores pagos em diárias foram alvo de polêmicas na comunidade venâncio-airense. A Mesa Diretora aumentou os valores pagos em 60%. A medida foi revista após pressão popular.

Atualmente, o Legislativo Municipal paga R$ 287,00 para deslocamentos dentro do Estado para compromissos oficiais. Para outras regiões do país o valor aumenta. O benefício é pago para auxiliar nas despesas com alimentação, porém é feito com valor fixo, após solicitação do parlamentar e servidores. A proposta de iniciativa popular vai levar em consideração o ressarcimento de despesas.

A expectativa é de iniciar a coleta de assinaturas a partir de maio, com o protocolo na Câmara de Vereadores até o fim do mês. O Comitê Suprassindical é formado pelos sindicatos da Alimentação e Fumo, Vestuário e Calçados, Metalúrgicos, Servidores e Comerciários.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading