Home / Política / Fornecimento de energia no campo será pauta de audiência pública na Câmara de Vereadores

Fornecimento de energia no campo será pauta de audiência pública na Câmara de Vereadores

As dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais de Venâncio Aires, com a demora para o restabelecimento de energia elétrica, voltam a ganhar força na Câmara Municipal. Os problemas ocorrem após intempéries climáticas, e há registro de produtores que já esperaram mais de 50 horas pelo restabelecimento do fornecimento. As críticas são apontadas para a concessionária responsável, a RGE. Como forma de debater as demandas e situações, o Legislativo Municipal deve realizar audiência pública. Anualmente, os problemas de energia no meio rural voltam aos debates da Casa.

O assunto ganhou destaque na sessão desta segunda-feira, 14, e contou com a presença de moradores de localidades que enfrentaram problemas no abastecimento de luz, no último temporal registrado no território venâncio-airense, em janeiro.

Ocuparam a tribuna do Parlamento Municipal o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR), Cláudio Fengler, e o morador de Vila Palanque, João Lenz. O dirigente sindical sugeriu a criação de uma comissão para acompanhar a situação. “Nossa proposta é envolver vereadores, sindicato, prefeito e Ministério Público. Juntos precisamos cobrar medidas da RGE. São diversas regiões com problemas. O agricultor está sofrendo, além da estiagem, com problemas de energia, isso é inadmissível.”

Entre as sugestões apontadas pelos vereadores, André Kauffman (PTB) destacou a importância de encaminhar à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). “É o órgão responsável por fiscalizar a prestação do serviço. A Agergs precisa participar desse debate,” afirma.

Elígio Weschenfelder (PSB), Muchila, sugeriu também a elaboração de uma ação judicial coletiva. “Essa empresa precisa sentir no bolso o prejuízo causado aos produtores. Uma ação coletiva pode ser uma caminho, reunindo os agricultores com registros,” afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares (Republicanos) confirmou a realização de audiência pública sobre o assunto. A ideia é convidar além de representantes da RGE, também membros do Ministério Público, Agergs e demais órgãos de fiscalização.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading