Home / Dia a Dia / Fórum Nacional da Integração realiza reunião em Santa Cruz

Fórum Nacional da Integração realiza reunião em Santa Cruz

Os membros do Fórum Nacional da Integração (Foniagro) se reuniram na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS, na tarde desta quinta-fera, 27. Segundo o tesoureiro da Afubra, Marcilio Drescher, o encontro discutiu temas da pauta cotidiana da entidade. “As reuniões do Fórum ocorrem rotineiramente para o debate sobre assuntos relacionados à cadeia produtiva do tabaco”.

Na pauta, a homologação da Comissão de Representação dos Produtores e das Empresas para formação da Comissão Técnica Mista; a definição da empresa de assessoria técnica para estudos de atualização dos coeficientes técnicos; os Projetos de Lei em tramitação nas Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que tratam da classificação/compra do tabaco na propriedade; arbitragem como opção de solução para quando não tiver consenso entre empresas e representação de produtores; a validação pelo Foniagro de empresas que se proponham a atuar pelo Sistema Integrado; a participação de produtores nas CADECs (Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração); e o planejamento e cronograma das CADECs.

SAIBA MAIS

Em 2016, foi instituído o regimento do Foniagro (Fórum Nacional de Integração do Tabaco), aprovado de acordo com a Lei 13.288/2016 (Lei da Integração). O Foniagro é composto pelas entidades representativas dos produtores integrados e das empresas integradoras, com mesmo número de representantes de cada lado. Fazem parte do Foniagro do Tabaco, a Afubra, as Federações da Agricultura e dos Trabalhadores da Agricultura dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (pelo lado dos produtores) e SindiTabaco e suas associadas (pelo lado das indústrias). Tem por objetivo trazer segurança jurídica aos produtores e empresas que fazem parte do Sistema Integrado de Produção, estabelecendo os direitos e obrigações das partes.

O Foniagro tem as seguintes competências: estabelecer as diretrizes e objetivos gerais do Sistema de Integração; formar e repassar para as Cadecs (Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração) a metodologia para o cálculo do valor de referência a ser pago ao produtor integrado; elaborar e atualizar os coeficientes técnicos que servem de subsídio para a realização dos custos de produção; criar grupos de trabalho para auxiliar nas atividades do Foniagro.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading