Home / Dia a Dia / Calorão persiste no Rio Grande do Sul nesta semana, com risco de formação de ciclone

Calorão persiste no Rio Grande do Sul nesta semana, com risco de formação de ciclone

Faltando um mês para a chegada oficial do verão, o calorão já começa a dar as caras no Rio Grande do Sul. Em um final de semana marcado pelas altas temperaturas, a máxima em Porto Alegre bateu os 32ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), enquanto o recorde estadual ficou para Uruguaiana, onde a temperatura máxima foi de 35,7°C neste domingo, 21.

Pouco deve mudar na segunda-feira, 22, quando o sol brilha forte, faz calor e não chove na maior parte do Estado, de acordo com a previsão da Somar Meteorologia. O calorão também não vai embora, com temperaturas elevadas principalmente durante a tarde. Do Nordeste ao Oeste gaúcho, vale ficar de olho na umidade do ar, que pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.

Mas há duas exceções: uma frente fria traz instabilidade para o Centro Sul e para a Campanha, ao longo desta segunda. São esperadas algumas pancadas de chuva isoladas nestes regiões, a partir do meio-dia, com possibilidade de raios e rajadas de vento.

As nuvens de chuva se espalham por quase todo o Rio Grande do Sul na terça-feira, 23, de norte a sul. Há riscos para trovoadas e rajadas de vento, além de queda de granizo. Somente a Fronteira Oeste e Missões escapam da instabilidade, onde o tempo será firme.

Mas o sol volta a brilhar na quarta-feira, 24 na maior par,te do Estado, do nordeste ao sul, inclusive em Porto Alegre. A chuva fica concentrada nas regiões Oeste e Noroeste, onde cai em pancadas pontuais, porém fortes, com raios e rajadas de ventos.

Na quinta-feira, a preocupação passa a ser o vento, com possibilidade de um ciclone extratropical, que pode trazer temporais e chuva volumosa sobre todo o Estado. São esperados mais de 100 milímetros na metade norte gaúcha, só na quinta, e a chuva persiste na sexta-feira.

O próximo final de semana, contudo, deve ser de tempo bom outra vez.

Com informações GaúchaZH

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading