Home / tabaco / Combate global ao contrabando de produtos de tabaco em debate pelos próximos quatro dias na MOP2

Combate global ao contrabando de produtos de tabaco em debate pelos próximos quatro dias na MOP2

Os países voltam sua atenção ao combate do contrabando de produtos de tabaco pelos próximos quatro dias durante a 2ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP2) da Convenção Quadro do Controle do Tabaco. O evento inicia nesta segunda-feira, 15, em Genebra, Suíça, em formato virtual.

O MOP2 irá considerar medidas para progredir com um sistema de rastreamento global, para monitorar e rastrear o movimento de produtos de tabaco. Os países também discutirão maneiras de fortalecer a cooperação internacional, incluindo o compartilhamento de informações e a cooperação, para que os países possam agir em conjunto com mais facilidade.

Do total de 63 países que integram o Protocolo apenas 23 possuem sistema de rastreamento desses produtos. É o que aponta o relatório que será apresentado durante a programação. De acordo com o documento, o número de países com estrutura de acompanhamento dos produtos é baixo e merece atenção. “Reconhecendo a situação em relação ao pequeno número de países que relataram ter rastreamento e sistemas de rastreamento atualmente em vigor”, afirma o texto.

O mapeamento foi realizado pelo Grupo de Trabalho instituído para o desenvolvimento e implementação de sistemas de rastreamento, incluindo o sistema global ponto focal de compartilhamento de informações (GSP) e marcações de identificação única (UIMs) para cigarros.

O plano de trabalho da MOP2 ainda inclui aprovação do orçamento e o financiamento das atividades por contribuições fixas (obrigatório pagamentos), bem como contribuições extraorçamentárias que o Secretariado da Convenção irá propor solicitada a aumentar. A proposta não representa aumento no valor total da avaliação contribuições.

O presidente da MOP2 é Fernando Jácome, do Equador. Já os vice-presidentes são Dr Khoold Al-Mutawaa, do Qatar, Dra Leausa Take Naseri, Samoa, Dr Samadhi W. Rajapaksaa, Sri Lanka, Mrs Elisa Fantidou, Chipre, e Dr Oumar Ba, Senegal. A relatora será a vice Leausa. A mesa tem a mesma é composição da MOP1, quando foi decido estender a direção até o fim da MOP2.

Foto: Secretariat of the WHO FCTC / P. Albouy

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading