Home / tabaco / Tratados internacionais de tabaco devem adiar debates de temas como novos produtos para 2023

Tratados internacionais de tabaco devem adiar debates de temas como novos produtos para 2023

Os encontros internacionais que tratam dos principais tratados envolvendo o tabaco devem adiar os debates de temas importantes para 2023. É o que sugere a pré-agenda da 9ª Conferência das Partes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (COP9) e da 2ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Tabaco (MOP2), que ocorrem em novembro deste ano.

Embora estejam na pauta, o Secretariado, que é quem organiza os tratados e suas convenções, sugere que as discussões de temas como novos produtos, por exemplo, sejam postergadas para as próximas edições, restando para este ano a apresentação de documentos à título de informação das partes. Devido à pandemia, os eventos em 2021 serão realizados virtualmente, por videoconferência e considerarão uma versão resumida da agenda provisória.

“Os relatórios de alguns dos itens da agenda serão fornecidos para a informação das Partes, mas devido ao tempo limitado disponível para a sessão virtual e as discussões substantivas esperadas, o Bureau [Secretariado] recomenda à COP que a consideração desses itens seja adiada para a COP10”, afirma o documento.

NOVOS PRODUTOS
Um dos temas mais latentes no cenário mundial também terá sua discussão postergada. Os novos produtos aparecem na agenda provisória mas sem prever discussão. “ […] a Mesa decidiu que os relatórios preparados pela OMS (relatório abrangente sobre pesquisas e evidências sobre o tabaco novo e emergente produtos, contidos no documento FCTC/COP/9/9) e pela Secretaria da Convenção (Desafios apresentados por e classificação de produtos de tabaco novos e emergentes, contidos no documento FCTC/COP/9/10), devem ser apresentados para informação e que as discussões substantivas relacionadas devem ser adiadas para COP10. A COP é convidada a tomar nota dos relatórios e adiar a discussão para a COP10”.

É o mesmo caso dos temas Publicidade, promoção e patrocínio do tabaco: representação do tabaco na mídia de entretenimento e Prestação de contas da indústria do tabaco, entre outros. Nesta edição, o tema Diversificação não aparece na agenda.

O debate ficará em aspectos orçamentários, implementação de um fundo de investimento e análise do progresso da convenção nos países membros.

CONTRABANDO
A agenda provisória da MOP2 também prevê o adiamento da discussão de temas importantes. “Os seguintes itens estão sendo adiados para consideração pela Terceira Sessão do MOP (MOP3): Relatórios e compartilhamento de informações sob o Protocolo; Roteiro, cronogramas e etapas para conduzir pesquisa baseada em evidências […]”.
A sugestão do Secretariado precisa ser aprovada pelos países na abertura dos eventos, no entanto, tradicionalmente as nações seguem o que é proposto. A COP9 ocorrerá de 08 a 13 e a MOP2 de 15 a 18 de novembro em Genebra, Suíça.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading