Home / Dia a Dia / Nascentes recuperadas em Linha Arroio Grande garantem água de qualidade para 22 famílias

Nascentes recuperadas em Linha Arroio Grande garantem água de qualidade para 22 famílias

Dando sequência aos roteiros semanais de vistorias nas propriedades incluídas dentro do Programa Municipal de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, o Prefeito Giovane Wickert e o Vice-Prefeito, Celso Kramer, estiveram nesta quarta-feira, 27, em mais dois pontos já concluídos, na Linha Arroio Grande.

Antes de chegar na primeira propriedade, já em Linha Arroio Grande, a comitiva vistoriou in loco o andamento das obras de uma nova nascente localizada na ERS-422, próximo ao campo de futebol do Palmeiras. Esta é a décima quinta nascente mapeada e inserida no programa de recuperação através de uma parceria entre Executivo, Sicredi e os clubes de Rotary de Venâncio.

Na propriedade de Amália Lúcia Metz e Osvino Schweickart, encontra-se a nascente de maior vazão. Os seus 2,4mil litros por hora, equivalente a 57,4 metros cúbicos por dia que abastecem três famílias subdivididas em duas propriedades do 5º Distrito, dando suporte nas produções agrícolas. Segundo Schweickart, “se não fosse a recuperação desse manancial nossas propriedades, nesse período de poucas chuvas, teriam passado mais dificuldades. Cultivamos aqui uma diversidade de espécies dentro da produção de subsistência, frutas e o gado de corte. Na outra propriedade, gado de leite e produção de tabaco foram afetadas pela estiagem, mas amenizadas graças a recuperação e manutenção dessa vertente natural e de qualidade”, relata.

 

Nascente na propriedade de Norberto Schwendler abastece 19 famílias Foto: Leandro Osório/ AI PMVA

Já na Associação Hídrica de Arroio Grande, na propriedade de Norberto Schwendler, a nascente abastece 19 famílias da região com uma vazão de 920 litros por hora. Para o Presidente da Associação, Ernane Keller, “a construção de toda base e a estrutura com uma bomba que auxilia no abastecimento de água para todas as famílias cadastradas nessa rede hídrica da região garante água de qualidade e ajuda na nossa produção. Antes era difícil a coisa”, garante.

A equipe que acompanhou as vistorias contou também com as presenças do Engenheiro Agrônomo e o Assessor Administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Giovane Nervo e Eder Schroeder – respectivamente – e pelo Chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin, todos integrantes do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading