Home / Dia a Dia / Do lápis à cuia: Alunos da rede municipal de ensino aprendem técnicas do chimarrão

Do lápis à cuia: Alunos da rede municipal de ensino aprendem técnicas do chimarrão

Você sabe quantos tipos de chimarrão podem ser feitos em uma cuia? Quantos graus tem que estar água? Consegue fazer um chimarrão em 11 segundos? A cultura da bebida símbolo do Gaúcho, chegou nas escolas da rede municipal nesta semana através de um projeto da Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto Escola do Chimarrão. O projeto Mateando nas Escolas durante três meses percorrerá as escolas, através de um contrato de prestação de serviços entre o Município e o Instituto, especializado no serviço de desenvolvimento de oficina cultural.

A EMEF Professora Odila Rosa Scherer foi a primeira escola a receber parte da equipe e estrutura da Escola do Chimarrão, na última terça-feira, 24. O objetivo do projeto tem como premissa levar oficinas e conhecimento sobre a erva mate a os benefícios da bebida para que a tradição continue sempre passando de mão em mão e ganhe mais fomentadores da cultura.

Na ocasião participaram da abertura das atividades o Prefeito Giovane Wickert, o Secretário de Cultura e Esportes, Henrique da Silva, a Secretária de Educação Joice Gassen, o Diretor Executivo do Instituto Escola do Chimarrão Predo Schwengber e sua equipe, assim como, a direção, professores (as) da escola e os alunos.

Na quinta-feira, 26, a EMEF Benno Breunig recebeu a Escola do Chimarrão durante o dia e nesta sexta-feira, 27, a EMEF Cidade Nova. Até o fim do ano, serão realizadas diversas atividades que envolvem o chimarrão e a erva-mate, integrando a bebida mais conhecido do Rio Grande do Sul com as escolas, levando a cultura gaúcha para cada vez mais pessoas.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading