Home / Política / Venâncio terá Consulta Popular municipal para receber sugestões ao orçamento de 2019

Venâncio terá Consulta Popular municipal para receber sugestões ao orçamento de 2019

Pela primeira vez no Município, parte do orçamento municipal terá a participação popular. Ao longo do mês de agosto uma pesquisa com a população definirá ações prioritárias para investimentos em Venâncio Aires. Por meio de questionário online, no site da prefeitura, será possível sugerir ações e novos investimentos por meio do orçamento de 2019. A medida também faz parte das recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), que prevê maior participação na comunidade na elaboração do orçamento dos municípios.

A coleta das sugestões ocorre entre os dias 1º de agosto até 15 de setembro, e envolverá duas perguntas para cada um dos 13 programas temáticos que compõem a peça orçamentária do próximo ano. No documento são listados os valores que serão destinados e investidos pelo Executivo Municipal no próximo ano.

Conforme o secretário municipal da Fazenda, Eleno Stertz, a participação popular por meio de ações online se aliam às audiências públicas que discutem o orçamento. “Todas as sugestões da comunidade serão avaliadas por uma comissão, que também verificará a disponibilidade financeira e as projeções do orçamento para o próximo ano.”

COMO FUNCIONA

A Consulta Popular poderá indicar ações e programas para o Governo Municipal colocar em prática no próximo ano. Poderão ser sugeridos ainda investimentos e futuros projetos para ser concretizados no município. A ação estará disponível no site da prefeitura – http://www.venancioaires.rs.gov.br/ – no período de 01 de agosto a 15 de setembro de 2018. Sendo composta de duas perguntas, que poderão ser respondidas em cada um dos 13 (treze) programas temáticos. São elas: Quais são as melhorias que poderiam ser implantadas no exercício de 2019? e; Quais são os novos projetos que poderiam ser implantados?

ORÇAMENTO

O Governo Municipal vai coletar as sugestões e medidas apontadas pela comunidade. Uma comissão orçamentária elabora o planejamento financeiro do próximo ano. Até o fim de outubro a proposta precisa passar por votação na Câmara de Vereadores. Antes serão realizadas discussões públicas para apresentação das projeções orçamentárias.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading