Home / Política / Futuros investimentos em pavimentações podem sair de financiamentos internacionais

Futuros investimentos em pavimentações podem sair de financiamentos internacionais

Novos investimentos em pavimentações em Venâncio Aires podem ser viabilizados por meio de financiamentos internacionais. A medida passa a ser mais realista após aprovação do Senado, para que municípios com menos de 100 mil habitantes busquem crédito em bancos no exterior. A captação em âmbito regional poderá ser feita por meio do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale). Entram nos planos do Governo Municipal investimentos na pavimentação da ERS-422 e no Corredor dos Gauer.

As novas frentes de trabalho são classificadas como investimentos turísticos, que poderão fomentar novas fontes de recursos e aquecimento da economia local. Com a possibilidade de captar recursos em bancos e agências de fomento internacionais, o planejamento municipal se alia as demandas da região, como forma de garantir futuras melhorias na infraestrutura de locais onde há potencial turístico.

Segundo o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), que atualmente lidera o Cisvale, a possibilidade de crédito do exterior poderá garantir o andamento de projetos prioritários para o Município. “Queremos buscar recursos para concluir a ligação da ERS-422 entre Linha Brasil e Vila Deodoro. Sabemos que este investimento poderá fomentar ainda mais o nosso turismo.”

Na ERS-422 estão projetados investimentos em quase 10 quilômetros. Outros 2,3 quilômetros são projetados para pavimentar o Corredor dos Gauer.

TURISMO
Além da busca por crédito internacional, os projetos regionais de pavimentação serão apresentados ao Ministério do Turismo. Por meio do Prodetur – Turismo a região espera garantir verbas para aplicar em locais com apelo turístico. O programa federal conta com R$ 5 bilhões para aplicar em regiões com possibilidade de investimentos no setor. “Esta também é uma tentativa. Vamos aguardar o retorno do ministério para o nosso projeto regional. Se não houver possibilidade, queremos lutar por recursos em instituições internacionais, por meio do Cisvale.”

O assunto pauta agenda do gestor municipal em Brasília nesta quarta-feira, 11.

CRÉDITO
Se o plano de buscar no exterior recursos para aplicar em infraestrutura sair do papel, a captação levará em consideração a capacidade de endividamento dos municípios que fazem parte do consórcio. No caso de Venâncio Aires, são cerca de R$ 40 milhões que podem ser contraídos em financiamentos públicos, segundo dados do Tesouro Nacional.

CRÉDITO EXTERNO
Na última terça-feira, 03, o Senado aprovou projeto que permite contratação de operações de crédito internacionais por consórcios e cidades com menos de 90 mil habitantes. A lei, até então, regulava limites para os municípios, que precisam de aprovação do Senado. Entre as instituições que podem garantir recursos para investimentos públicos está o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiou investimentos na revitalização do Guaíba, em Porto Alegre, e o projeto do aeromóvel, em Canoas.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading