Home / Educação / Pais pedem fim da greve no magistério, mas maiores escolas seguem paralisadas

Pais pedem fim da greve no magistério, mas maiores escolas seguem paralisadas

Pais de alunos da Escola Estadual Monte das Tabacos se mobilizam para pedir o fim da greve no magistério. O educandário está totalmente paralisado desde o dia 04 de setembro. O grupo participa nesta segunda-feira, 23, da sessão da Câmara de Vereadores, quando ocupam da tribuna livre. Fazem parte membros do Conselho Escolar e da Associação de Pais e Mestres da escola.

A greve ao longo da última semana era mantida em quatro escolas estaduais. Monte, Cônego, Crescer e Adelina Konzen. Pelo menos outras três unidades educacionais estão com paralisação parcial. Conforme a presidente do conselho escolar da escola Monte das Tabacoas, Fabiane Cristina Bergmann, 32 anos, o principal objetivo da mobilização dos familiares é de garantir a conclusão do ano letivo. “Queremos garantir o direito das crianças e adolescentes concluírem o ano, principalmente os jovens do ensino médio.”

Ela afirma que o movimento não é contrário à greve. “Vale para mães, alunos e comunidade em geral que entenda que não somos contrários a greve e os direitos dos professores os quais apoiamos desde o início das paralisações, porém queremos as crianças na escola e garantir o direito a educação,” ressalta Fabiane.

GREVE
A greve não tem previsão de término após 45 dias. O Cpers/Sindicato reivindica o fim dos parcelamentos dos salários pelo Governo do Estado. A Secretaria Estadual da Educação anunciou a criação de comissões nas coordenadorias de educação para realizar a transferência de estudantes de escolas que estão em greve para outras instituições de ensino com atividades normais.

De acordo com o secretário, Ronald Krummenauer, a medida vai atender, principalmente, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, considerados os mais prejudicados com a greve. Cada coordenadoria vai criar, a partir desta sexta-feira, uma comissão responsável pelos remanejos. Até a próxima terça-feira, será feito o mapeamento das escolas que podem receber os estudantes.

Representantes do Cpers também estarão na tribuna da Câmara de vereadores na segunda-feira, 23.

Marcado:

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading